POR UMA
IMAGINAÇÃO MUSEAL LATINO AMERICANA.
Ana
Carolina Lourenço e Nathalie Barcellos, graduandas da UNIRIO
RESUMO
PALAVRAS-CHAVES:
LATINA AMÉRICA – IMAGINAÇÃO MUSEAL – DESIGUALDADES- DISCURSOS.
Este minicurso tem por objetivo discutir o cenário
museológico latino americano no período de 1970 a 2011. Através de
uma “Arqueologia dos conceitos” de latina América,
ibéromerica e extremo ocidente e das ferramentas de
análise disponíveis no MINON (movimento internacional da nova
museologia) e na museologia social.
Este minicurso propõem-se como um espaço de discussão para os
estudantes interessados nas crescentes construções a cerca da
latina América dentro dos espaços museólogicos e também para
aqueles que se perguntam se o museu é uma ferramenta possível para
denunciar e minimizar as desigualdades sociais que permeiam a latina
América.
O panorama museológico latino americano é constituído por quase 10
mil centros que recebem, entorno 100 milhões de visitantes por ano
em seus 20 países. A diversidade de contextos nos coloca em frente
ao desafio de trabalhar a diversidade museal. Pensar o museu como um
fator de transformação pressupõe acreditar que esse seja um espaço
que visa e constrói uma memória para o futuro. Uma ferramenta, uma
tecnologia, uma linguagem, que deve estar a serviço de uma
construção social da memória.
Além de uma ampla discussão bibliográfica com autores da
museologia e de outras áreas do conhecimento em especial a
sociologia e a história, o curso também será construído a partir
das narrativas das proponentes, sobre suas experiências em outros
países da América latina, em especial Cuba e Peru, salientando do
lugar de “estrangeiras” a especificidade do Brasil na construção
de uma” nova América Latina”.
Na primeira aula serão trabalhados os diferentes conceitos
utilizados ao longo do séc. XX para retratar a espacialidade destes
20 países e as cartas patrimoniais e museologicas que têm em sua
gênese a especificidade latina americana. Na segunda aula serão
apresentados exemplos de museus, exposições, instituições e
mostras, que corroborem com a possibilidade de se pensar uma
imaginação museal própria a latina América.
OBJETIVO GERAL
Tem por objetivo discutir o cenário museológico latino americano
no período de 1970 a 2011. Através de uma “Arqueologia dos
conceitos” de latina América, ibéromerica e extremo
ocidente e das ferramentas de análise disponíveis no MINON
(movimento internacional da nova museologia) e na museologia social.
Este mini curso propõem-se como um espaço de discussão para os
estudantes interessados nas crescentes construções a cerca da
latina América dentro dos espaços museólogicos e também para
aqueles que se perguntam se o museu é uma ferramenta possível para
denunciar e minimizar as desigualdades sociais que permeiam a latina
América.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Pensar os museus como espaços para transformações sociais
- Fazer uma leitura atenta das cartas patrimoniais, em especial a
Carta de Santiago do Chile, Oxtapec, Quebec, Caracas e Salvador.
- Ampliar o conhecimento sobre a diversidade museal existente na
America latina, desconstruindo assim alguns estereótipos.
- Trabalhar o protagonismo do Brasil na Construção dessa imaginação
museal latino americana.
- Discutir o papel dos museus e da museologia, dentro dos debates a
respeito da construção de uma identidade latino americana.
- Contribuir para formação de museólogos críticos a respeito do
papel dos museus na construção de laços de identificação.
JUSTIFICATIVA
O panorama museológico latino americano é constituído por quase 10
mil centros que recebem, entorno 100 milhões de visitantes por ano
em seus 20 países. A diversidade de contextos nos coloca em frente
ao desafio de trabalhar a diversidade museal. Ao pensar o museu como
um fator de transformação pressupõe acreditar que esse seja um
espaço que visa e constrói uma memória para o futuro. Uma
ferramenta, uma tecnologia, uma linguagem, que deve estar a serviço
de uma construção social da memória.
Pra além dos números apresentados, pensar o museu em espaços
historicamente silenciados, onde este era uma das muitas ferramentas
existentes para normatização dos espíritos e dos corpos, que
narravam uma “história de poucos” para muitos, reforça o museu
como um fenômeno histórico, e por ser histórico é mutável. Este
mini curso pretende ser mais um espaço de discussão dos já não
tão novos ventos da nova museologia.
METODOLOGIA
Além de uma ampla discussão bibliográfica com autores da
museologia e de outras áreas do conhecimento em especial a
sociologia e a história, o curso também será construído a partir
das narrativas das proponentes, sobre suas experiências em outros
países da América latina, em especial Cuba e Peru, salientando do
lugar de “estrangeiras” a especificidade do Brasil na construção
de uma “nova América Latina”.
Na primeira aula serão trabalhados os diferentes conceitos
utilizados ao longo do séc. XX para retratar a espacialidade destes
20 países e as cartas patrimoniais e museologicas que têm em sua
gênese a especificidade latina americana. Na segunda aula serão
apresentados exemplos de museus, exposições, instituições e
mostras, que corroborem com a possibilidade de se pensar uma
imaginação museal própria a latina América.
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