terça-feira, 5 de julho de 2011

Mini Curso 3


POR UMA IMAGINAÇÃO MUSEAL LATINO AMERICANA.

Ana Carolina Lourenço e Nathalie Barcellos, graduandas da UNIRIO



RESUMO


PALAVRAS-CHAVES: LATINA AMÉRICA – IMAGINAÇÃO MUSEAL – DESIGUALDADES- DISCURSOS.



Este minicurso tem por objetivo discutir o cenário museológico latino americano no período de 1970 a 2011. Através de uma “Arqueologia dos conceitos” de latina América, ibéromerica e extremo ocidente e das ferramentas de análise disponíveis no MINON (movimento internacional da nova museologia) e na museologia social.
Este minicurso propõem-se como um espaço de discussão para os estudantes interessados nas crescentes construções a cerca da latina América dentro dos espaços museólogicos e também para aqueles que se perguntam se o museu é uma ferramenta possível para denunciar e minimizar as desigualdades sociais que permeiam a latina América.
O panorama museológico latino americano é constituído por quase 10 mil centros que recebem, entorno 100 milhões de visitantes por ano em seus 20 países. A diversidade de contextos nos coloca em frente ao desafio de trabalhar a diversidade museal. Pensar o museu como um fator de transformação pressupõe acreditar que esse seja um espaço que visa e constrói uma memória para o futuro. Uma ferramenta, uma tecnologia, uma linguagem, que deve estar a serviço de uma construção social da memória.
Além de uma ampla discussão bibliográfica com autores da museologia e de outras áreas do conhecimento em especial a sociologia e a história, o curso também será construído a partir das narrativas das proponentes, sobre suas experiências em outros países da América latina, em especial Cuba e Peru, salientando do lugar de “estrangeiras” a especificidade do Brasil na construção de uma” nova América Latina”.
Na primeira aula serão trabalhados os diferentes conceitos utilizados ao longo do séc. XX para retratar a espacialidade destes 20 países e as cartas patrimoniais e museologicas que têm em sua gênese a especificidade latina americana. Na segunda aula serão apresentados exemplos de museus, exposições, instituições e mostras, que corroborem com a possibilidade de se pensar uma imaginação museal própria a latina América.
OBJETIVO GERAL

Tem por objetivo discutir o cenário museológico latino americano no período de 1970 a 2011. Através de uma “Arqueologia dos conceitos” de latina América, ibéromerica e extremo ocidente e das ferramentas de análise disponíveis no MINON (movimento internacional da nova museologia) e na museologia social.
Este mini curso propõem-se como um espaço de discussão para os estudantes interessados nas crescentes construções a cerca da latina América dentro dos espaços museólogicos e também para aqueles que se perguntam se o museu é uma ferramenta possível para denunciar e minimizar as desigualdades sociais que permeiam a latina América.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Pensar os museus como espaços para transformações sociais
- Fazer uma leitura atenta das cartas patrimoniais, em especial a Carta de Santiago do Chile, Oxtapec, Quebec, Caracas e Salvador.
- Ampliar o conhecimento sobre a diversidade museal existente na America latina, desconstruindo assim alguns estereótipos.
- Trabalhar o protagonismo do Brasil na Construção dessa imaginação museal latino americana.
- Discutir o papel dos museus e da museologia, dentro dos debates a respeito da construção de uma identidade latino americana.
- Contribuir para formação de museólogos críticos a respeito do papel dos museus na construção de laços de identificação.




JUSTIFICATIVA

O panorama museológico latino americano é constituído por quase 10 mil centros que recebem, entorno 100 milhões de visitantes por ano em seus 20 países. A diversidade de contextos nos coloca em frente ao desafio de trabalhar a diversidade museal. Ao pensar o museu como um fator de transformação pressupõe acreditar que esse seja um espaço que visa e constrói uma memória para o futuro. Uma ferramenta, uma tecnologia, uma linguagem, que deve estar a serviço de uma construção social da memória.
Pra além dos números apresentados, pensar o museu em espaços historicamente silenciados, onde este era uma das muitas ferramentas existentes para normatização dos espíritos e dos corpos, que narravam uma “história de poucos” para muitos, reforça o museu como um fenômeno histórico, e por ser histórico é mutável. Este mini curso pretende ser mais um espaço de discussão dos já não tão novos ventos da nova museologia.

METODOLOGIA

Além de uma ampla discussão bibliográfica com autores da museologia e de outras áreas do conhecimento em especial a sociologia e a história, o curso também será construído a partir das narrativas das proponentes, sobre suas experiências em outros países da América latina, em especial Cuba e Peru, salientando do lugar de “estrangeiras” a especificidade do Brasil na construção de uma “nova América Latina”.
Na primeira aula serão trabalhados os diferentes conceitos utilizados ao longo do séc. XX para retratar a espacialidade destes 20 países e as cartas patrimoniais e museologicas que têm em sua gênese a especificidade latina americana. Na segunda aula serão apresentados exemplos de museus, exposições, instituições e mostras, que corroborem com a possibilidade de se pensar uma imaginação museal própria a latina América.

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