terça-feira, 5 de julho de 2011

Mini Curso 4


MEDIAÇÃO CULTURAL: PRÁTICA INTERDISCIPLINAR ENTRE MUSEOLOGIA E COMUNICAÇÃO

Angélica Albuquerque da Silva
(Discente do Curso de Bacharelado em Museologia pela Universidade Federal do Pará).
Raiza Cristina dos Santos Gusmão
(Discente do Curso de Bacharelado em Museologia pela Universidade Federal do Pará).

A proposta deste minicurso se baseia na importância do entendimento do museu como fenômeno educacional, que usa da mediação em espaços museológicos, como veículo de comunicação que se realiza na exposição e circulação de significação, interpretação e que é (re)significado pelo público, comunicação essa que envolve a produção, veiculação, difusão, consumo e recepção de exposições. A partir de experiências das proponentes, apreendidas em cursos e em mediação de exposições, este minicurso tende a promover o (re)conhecimento da ação educativa em espaços de difusão da arte/cultura, como um processo de mediação entre os objetos expostos e o público visitante, no qual uma equipe qualificada tem o objetivo de intermediar esta experiência quando necessário. Através de metodologias que versarão sobre a prática e a teoria, no que compete ao campo da comunicação e da museologia como meio de viabilizar o aprendizado, contará também com atividades elaboradas a partir de exposições que estiverem presentes no evento. Portanto para que além de dominar o repertório de uma determinada exposição, é importante que os mediadores conheçam diferentes estratégias de mediação sendo capaz de adaptá-la aos diferentes perfis de público visitante, pensando nesses campos de estudos interconectados que têm seu ápice no ato educativo e expositivo.

Palavras-chave: Mediação; Comunicação; Museologia; Exposição; Ação Educacional.

OBJETIVO:
Este minicurso tem por objetivo integrar o saber interdisciplinar entre o campo da museologia e da comunicação, que se interconectam no espaço expositivo, que compreende desde sua concepção e montagem até sua proposta educativa para a recepção diferentes públicos. Assim as ações a serem desenvolvidas visam o aprendizado teórico e prático desses campos, e como eles se desenvolvem dentro da exposição através de atividades teóricas e práticas para que os participantes tenham domínio não somente do conteúdo da exposição, mas da formar como este aprendizado será repassado aos visitantes, para que estejam aptos a desenvolver atividades de mediações em diferentes espaços e a diversos públicos, tendo com base em autores dos dois campos para que seja desenvolvida uma ampla visão do processo comunicacional a qual o museu está inserido.


JUSTIFICATIVA:

A proposta de desenvolvimento deste minicurso visa uma ação teórica e prática interdisciplinar, pois integra os saberes disciplinares dos campos da Comunicação e da Museologia. Considerando que os espaços museológicos no âmbito nacional vêm gradativamente desenvolvendo e (re)conhecendo a mediação em espaços museológicos como ações educativas, que começou a partir da inserção dos museus em instituições formais de ensino, no caso as universidades e foi progredindo gradativamente ao passo que estas instituições museológicas perceberam que não poderiam apenas expor suas obras, era necessário a apreensão e entendimento por parte dos visitantes, o que levou cada vez mais os museus a introduzirem estratégias que facilitassem a comunicação com o público (Martha Marandino org., 2008). Diante disso, a percepção do papel educacional do museu, faz com que o com o público envolvido no processo tenha consciência da sua participação não apenas como observador passivo, mas como construtor de significados ao qual está sujeito nessa complexa trama de trocas culturais, permitindo que cada indivíduo construa sua linguagem pessoal, e posterior compartilharem socialmente de acordo com suas experiências.
Sendo assim reiteramos a importância deste tema, pois comunicar em museologia é aproximar e integrar o público ao museu e ao patrimônio e deixa de ser algo apenas contemplativo faz com que o sujeito seja participativo do processo. Mas também é importante compreender que a mediação não se dá somente feita por uma pessoa, mas também pela própria instituição que por si só já é um discurso, é preciso que a mediação garanta uma compreensão efetiva e uma experiência prazerosa razão esta do porquê a qualidade da mediação vem sendo cada vez mais colocada em foco com o objetivo de formar pessoas qualificadas nos setores educativos.

METODOLOGIA

Inicialmente será feito o planejamento das atividades partindo do objetivo que deseja alcançar. As primeiras ações serão através de seminários (exposições orais) com projeção de imagens de dados e fotografias, leituras de textos, e visita guiada ás exposições que estiverem presentes no evento. Serão levados em conta os conceitos interdisciplinares já citados anteriormente que competem às áreas de conhecimentos da comunicação e da museologia, nos textos bases do minicurso para em seguida estabelecermos diálogos entre os participantes, que os levem a uma reflexão crítica de como essas duas disciplinas se interconectam.
Por fim realizaremos a parte prática, faremos uma atividade dinâmica em grupos, que se concretizará com uma visita a uma das exposições que estiverem presentes no encontro, onde os conhecimentos apreendidos durante a parte teórica poderá ser exercitada e aplicada, e os próprios participantes irão mediar a exposição adaptando-a de acordo com o tipo de público. Assim alcançando a proposta de fazer com que o conteúdo do minicurso seja apreendido e compreendido pelos participantes, estando aptos a mediar e desenvolver ações educacionais em espaços museológicos, embora estas propostas e atividades não sejam definitivas em si, já que o campo é amplo e complexo, estando sujeito a diferentes inferências de acordo com experiências e vivências de cada indivíduo.

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