Angélica
Albuquerque da Silva
(Discente
do Curso de Bacharelado em Museologia pela Universidade Federal do
Pará).
Raiza
Cristina dos Santos Gusmão
(Discente
do Curso de Bacharelado em Museologia pela Universidade Federal do
Pará).
A proposta deste
minicurso se baseia na importância do entendimento do museu como
fenômeno educacional, que usa da mediação em espaços
museológicos, como veículo de comunicação que se realiza na
exposição e circulação de significação, interpretação e que é
(re)significado pelo público, comunicação essa que envolve a
produção, veiculação, difusão, consumo e recepção de
exposições. A partir de experiências das proponentes, apreendidas
em cursos e em mediação de exposições, este minicurso tende a
promover o (re)conhecimento da ação educativa em espaços de
difusão da arte/cultura, como um processo de mediação entre os
objetos expostos e o público visitante, no qual uma equipe
qualificada tem o objetivo de intermediar esta experiência quando
necessário. Através de metodologias que versarão sobre a prática
e a teoria, no que compete ao campo da comunicação e da museologia
como meio de viabilizar o aprendizado, contará também com
atividades elaboradas a partir de exposições que estiverem
presentes no evento. Portanto para que além de dominar o repertório
de uma determinada exposição, é importante que os mediadores
conheçam diferentes estratégias de mediação sendo capaz de
adaptá-la aos diferentes perfis de público visitante, pensando
nesses campos de estudos interconectados que têm seu ápice no ato
educativo e expositivo.
Palavras-chave:
Mediação; Comunicação; Museologia; Exposição; Ação
Educacional.
OBJETIVO:
Este minicurso tem
por objetivo integrar o saber interdisciplinar entre o campo da
museologia e da comunicação, que se interconectam no espaço
expositivo, que compreende desde sua concepção e montagem até sua
proposta educativa para a recepção diferentes públicos. Assim as
ações a serem desenvolvidas visam o aprendizado teórico e prático
desses campos, e como eles se desenvolvem dentro da exposição
através de atividades teóricas e práticas para que os
participantes tenham domínio não somente do conteúdo da exposição,
mas da formar como este aprendizado será repassado aos visitantes,
para que estejam aptos a desenvolver atividades de mediações em
diferentes espaços e a diversos públicos, tendo com base em autores
dos dois campos para que seja desenvolvida uma ampla visão do
processo comunicacional a qual o museu está inserido.
JUSTIFICATIVA:
A proposta de
desenvolvimento deste minicurso visa uma ação teórica e prática
interdisciplinar, pois integra os saberes disciplinares dos campos da
Comunicação e da Museologia. Considerando que os espaços
museológicos no âmbito nacional vêm gradativamente desenvolvendo e
(re)conhecendo a mediação em espaços museológicos como ações
educativas,
que começou a
partir da inserção dos museus em instituições formais de ensino,
no caso as universidades e foi progredindo gradativamente ao passo
que estas instituições museológicas perceberam que não poderiam
apenas expor suas obras, era necessário a apreensão e entendimento
por parte dos visitantes, o que levou cada vez mais os museus a
introduzirem estratégias que facilitassem a comunicação com o
público (Martha
Marandino org., 2008).
Diante disso, a percepção do papel educacional do museu, faz com
que o com o público envolvido no processo tenha consciência da sua
participação não apenas como observador passivo, mas como
construtor de significados ao qual está sujeito nessa complexa trama
de trocas culturais, permitindo que cada indivíduo construa sua
linguagem pessoal, e posterior compartilharem socialmente de acordo
com suas experiências.
Sendo assim
reiteramos a importância deste tema, pois comunicar em museologia é
aproximar e integrar o público ao museu e ao patrimônio e deixa de
ser algo apenas contemplativo faz com que o sujeito seja
participativo do processo. Mas também é importante compreender que
a mediação não se dá somente feita por uma pessoa, mas também
pela própria instituição que por si só já é um discurso, é
preciso que a mediação garanta uma compreensão efetiva e uma
experiência prazerosa razão esta do porquê a qualidade da mediação
vem sendo cada vez mais colocada em foco com o objetivo de formar
pessoas qualificadas nos setores educativos.
METODOLOGIA
Inicialmente será
feito o planejamento das atividades partindo do objetivo que deseja
alcançar. As primeiras ações serão através de seminários
(exposições orais) com projeção de imagens de dados e
fotografias, leituras de textos, e visita guiada ás exposições que
estiverem presentes no evento. Serão levados em conta os conceitos
interdisciplinares já citados anteriormente que competem às áreas
de conhecimentos da comunicação e da museologia, nos textos bases
do minicurso para em seguida estabelecermos diálogos entre os
participantes, que os levem a uma reflexão crítica de como essas
duas disciplinas se interconectam.
Por fim realizaremos
a parte prática, faremos uma atividade dinâmica em grupos, que se
concretizará com uma visita a uma das exposições que estiverem
presentes no encontro, onde os conhecimentos apreendidos durante a
parte teórica poderá ser exercitada e aplicada, e os próprios
participantes irão mediar a exposição adaptando-a de acordo com o
tipo de público. Assim alcançando a proposta de fazer com que o
conteúdo do minicurso seja apreendido e compreendido pelos
participantes, estando aptos a mediar e desenvolver ações
educacionais em espaços museológicos, embora estas propostas e
atividades não sejam definitivas em si, já que o campo é amplo e
complexo, estando sujeito a diferentes inferências de acordo com
experiências e vivências de cada indivíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário