INTERDISCIPLINARIDADE
E EDUCAÇÃO EM MUSEUS
Ruth
Vaz Costa (Formada em Artes Plásticas pelo Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE)
RESUMO
Os
museus, de uma forma geral, cada vez mais investem em equipes de ação
educativa, com o desejo de não só melhorar a recepção do público,
mas também de torná-los espaços mais democráticos e acessíveis
aos mais diversos segmentos sociais. Ampliaram-se os perfis de museus
abertos ao público e as formas com que eles se relacionam com “o
lado de fora”, o que influencia a formação das equipes dos museus
e, principalmente, a que compõe sua ação educativa. Mas para
alcançar esse público com eficácia, é necessário também ampliar
os discursos, no sentido de instigar sua curiosidade e alcançá-lo
a partir do que nele gera interesse. É então que surge a pergunta
principal para a proposta deste minicurso: de quantas maneiras se
pode ver, apresentar e dialogar com uma exposição? Para buscar
respostas a essa pergunta, o minicurso tem como seus objetivos:
estimular, em seus participantes, a apropriação de diferentes
métodos outras maneiras de trabalhar, dentro da educação em
museus, uma mesma exposição, da multiplicidade de temas,
metodologias e suportes aos quais ela pode remeter ou se apropriar, e
de que forma pode-se proporcionar a perfis de visitantes
diversificados novas formas de olhar o museu, enriquecendo sua visita
e abrangendo a visitação de um público que, geralmente, não se
encaixa no perfil expositivo dos espaços museológicos. Também visa
aumentar a capacidade das equipes de educadores de museus em
pesquisar, discutir, programar e produzir material de apoio e
atividades para os grupos visitantes, principalmente grupos
escolares, ao mesmo tempo que pode agregar os diversos conhecimentos
de suas equipes, estimulando a formação interdisciplinar. A partir
de referências teóricas, atividades práticas em grupo e
experimentações, os participantes do minicurso serão encorajados a
exercitar, de diferentes formas, seus conhecimentos acadêmicos e
aproveitar seus interesses pessoais nesse processo de construção de
um educativo em museus.
PALAVRAS-CHAVE:
Museus, Educação, Interdisciplinaridade.
OBJETIVOS
O
minicurso é, principalmente, uma proposta de discussão da educação
em museus e de seu papel na facilitação do acesso amplo e
democrático, na perspectiva de agregar e formar público e,
consequentemente, aumentar e fidelizar a visitação, inserindo o
museu na sociedade. Visa a elaboração de métodos de trabalho da
educação em museus com os estudantes de museologia e demais
interessados que participarão do ENEMU 2011 através de uma
metodologia baseada no diálogo e em exercícios que, por serem
simples, são de fácil absorção e podem ser replicados por seus
participantes. Tem como ponto de partida a premissa de trabalhar com
equipes de educação em museus cujos membros tem formações
distintas e/ou multidisciplinares, mas com alguma vivência ou
intimidade com museus (seja enquanto visitante, estágiário ou
profissional), voltando-se para o aproveitamento positivo dessas
potencialidades. Espera-se, dessa forma, estimulá-los a trabalhar a
ação educativa como um meio de aproximação e diálogo entre
museus e o público, tendo os objetos (materiais ou imaterias)
museológicos como ponto de partida para um entendimento globalizante
das temáticas das exposições. Utilizando-se de instrumentos
simples e acessíveis (ou de fácil aquisição, manuseio e produção
e que estão disponíveis em boa parte dos museus), o minicurso visa
ampliar o alcance da ação educativa e sua efetividade, estimulando
a criação de programas educativos que aproveitem, também, os
conhecimentos adquiridos pela equipe educativa como um todo,
fortalecendo suas ações na medida em que são exercitadas de forma
interdisciplinar. Portanto, esta é uma proposta de aprofundamento
das função do mediador na medida em que ela se torna pessoa
participante dos processos educativos de que se utiliza diariamente
para trabalhar com os visitantes. Por fim, objetiva proporcionar uma
experiência que possa ser melhorada e multiplicada enquanto
discussão e em sua prática, não só pelos seus participantes mas
também para a ministrante do minicurso.
JUSTIFICATIVA
A
educação é um dos pilares da existência do museu, desde seus
primórdios. Desde o final do século XIX, experiências e
aprimoramentos tem sido feitos no sentido de ampliar a propagação
do conhecimento. Chegamos ao século XXI com mais investimentos da
esfera pública e privada no sentido de fortalecer os museus como
espaços de formação social e há inclusive um desejo em quebrar
(às vezes, literalmente) os muros que separam o museu da sociedade
como um todo e abri-lo para o diálogo e para a educação
democrática. Tanto que em museus do Brasil e do mundo tem sido mais
e mais estimulada e valorizada a criação e aprofundamento das ações
educativas. São mais constantes os exemplos de profissionais
voltados especificamente para a área, mais pesquisas são
apresentadas, são realizados seminários e congressos para tratar de
seus assuntos mais específicos. A preocupação com a melhor forma
de haver diálogo entre exposição e público influencia na
curadoria, na expografia e no grau de interatividade do visitante com
o que é exposto.
Esse
esforço não é em vão: a finalidade de intensificar a formação
de público é um desejo de cativá-lo e estimulá-lo a estar no
museu. Compreender o museu como um espaço para o conhecimento e
dedicado a ele, mas voltado para a comunidade em que está presente é
a meta atual, seja esta comunidade a fisicamente próxima ou
virtualmente aproximada (via sites, blogs, redes sociais e outros
meios). O museu precisa existir no (e para o) presente.
Para
que o desejo de abertura e de uma melhor educação em museus se
concretize, é necessário começar o diálogo pelas equipes
educativas. Inserir todos os membros da ação educativa na
construção de suas atividades e desenvolvimento de materiais é o
primeiro passo nesse sentido, principalmente por possibilitar à
equipe percepções e formas diferentes de trabalhar as questões
exploradas dentro de uma exposição. É nisso que o minicurso
pretende focar suas atenções, mas de maneira dinâmica e adaptável
aos diversos perfis de museus.
Uma
boa equipe educativa é capaz de pesquisar, discutir, propor,
planejar, executar e avaliar toda a sua atividade educativa e
material didático. Ao focar seus objetivos nesses pontos, este
minicurso pretende demonstrar a importância de cada membro da equipe
educativa no bom andamento de seus projetos. Mais do que um estágio
ou bolsa de pesquisa, o momento da educação em museus é um momento
de diálogo com o outro, que deve começar dentro da instituição e
se ampliar para o público, de forma a inseri-lo verdadeiramente no
ambiente do museu.
Por
fim, o minicurso propõe um debate sobre produção de materiais
educativos e de que formas a equipe educativa pode se apropriar dos
meios virtuais e da estrutura da qual participa para elaborá-los.
METODOLOGIA
Assim
como na educação em museus, este minicurso tem como metodologia o
diálogo. No primeiro momento, partindo do pressuposto de que os
participantes adquiriram algum grau de intimidade com museus e suas
diferentes formas de relação com o público, discutiremos os
métodos vistos em diferentes museus, tanto os visitados pelos
participantes quanto os alguns que serão citados a partir de pequena
apresentação em powerpoint.
Nesse
momento, a proposta é dissecar a ação educativa, desde sua base (a
relação intersubjetiva objeto-educador-visitante), aos materiais
desenvolvidos para o atendimento ao público (cartilhas impressas,
acessibilidade, atividades lúdicas e práticas, publicações
virtuais, visitação virtual etc.).
Os
participantes receberão textos para aprofundar o que foi discutido.
No
segundo momento, definidos alguns tipos de ação educativa, o grupo
realizará atividades práticas de produção de materiais
educativos.
Aqui serão levados em conta elementos como estrutura do museu,
material disponível, temática da exposição, meios digitais
utilizados e membros da equipe. Esse exercício é o ponto alto do
minicurso, o momento em que os participantes serão incentivados a
utilizar seus conhecimentos de forma universal, agregando a
contribuição de cada membro das equipes na elaboração de seus
materiais.
Por
fim, o terceiro momento é para apresentar o resultado das atividades
e compartilhar impressões do seus processos de realização. As
equipes poderão discutir suas escolhas de ação educativa e
avaliar, do ponto de vista de quem visita o museu, a validade das
atividades propostas. Também é desejo da palestrante avaliar a
validade do minicurso para os participantes, de forma a melhorar a
atividade proposta e coletar as impressões de quem participou.
Este
minicurso tem duração de 6h/aula, que podem ser divididas em 3 dias
de 2h. O ideal é que a turma seja composta por pessoas de diversas
áreas que estejam participando do IV ENEMU. Limite de vagas: 20
pessoas.
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