terça-feira, 5 de julho de 2011

Mini Curso 2


INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO EM MUSEUS


Ruth Vaz Costa (Formada em Artes Plásticas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE)


RESUMO
Os museus, de uma forma geral, cada vez mais investem em equipes de ação educativa, com o desejo de não só melhorar a recepção do público, mas também de torná-los espaços mais democráticos e acessíveis aos mais diversos segmentos sociais. Ampliaram-se os perfis de museus abertos ao público e as formas com que eles se relacionam com “o lado de fora”, o que influencia a formação das equipes dos museus e, principalmente, a que compõe sua ação educativa. Mas para alcançar esse público com eficácia, é necessário também ampliar os discursos, no sentido de instigar sua curiosidade e alcançá-lo a partir do que nele gera interesse. É então que surge a pergunta principal para a proposta deste minicurso: de quantas maneiras se pode ver, apresentar e dialogar com uma exposição? Para buscar respostas a essa pergunta, o minicurso tem como seus objetivos: estimular, em seus participantes, a apropriação de diferentes métodos outras maneiras de trabalhar, dentro da educação em museus, uma mesma exposição, da multiplicidade de temas, metodologias e suportes aos quais ela pode remeter ou se apropriar, e de que forma pode-se proporcionar a perfis de visitantes diversificados novas formas de olhar o museu, enriquecendo sua visita e abrangendo a visitação de um público que, geralmente, não se encaixa no perfil expositivo dos espaços museológicos. Também visa aumentar a capacidade das equipes de educadores de museus em pesquisar, discutir, programar e produzir material de apoio e atividades para os grupos visitantes, principalmente grupos escolares, ao mesmo tempo que pode agregar os diversos conhecimentos de suas equipes, estimulando a formação interdisciplinar. A partir de referências teóricas, atividades práticas em grupo e experimentações, os participantes do minicurso serão encorajados a exercitar, de diferentes formas, seus conhecimentos acadêmicos e aproveitar seus interesses pessoais nesse processo de construção de um educativo em museus.
PALAVRAS-CHAVE: Museus, Educação, Interdisciplinaridade.


OBJETIVOS
O minicurso é, principalmente, uma proposta de discussão da educação em museus e de seu papel na facilitação do acesso amplo e democrático, na perspectiva de agregar e formar público e, consequentemente, aumentar e fidelizar a visitação, inserindo o museu na sociedade. Visa a elaboração de métodos de trabalho da educação em museus com os estudantes de museologia e demais interessados que participarão do ENEMU 2011 através de uma metodologia baseada no diálogo e em exercícios que, por serem simples, são de fácil absorção e podem ser replicados por seus participantes. Tem como ponto de partida a premissa de trabalhar com equipes de educação em museus cujos membros tem formações distintas e/ou multidisciplinares, mas com alguma vivência ou intimidade com museus (seja enquanto visitante, estágiário ou profissional), voltando-se para o aproveitamento positivo dessas potencialidades. Espera-se, dessa forma, estimulá-los a trabalhar a ação educativa como um meio de aproximação e diálogo entre museus e o público, tendo os objetos (materiais ou imaterias) museológicos como ponto de partida para um entendimento globalizante das temáticas das exposições. Utilizando-se de instrumentos simples e acessíveis (ou de fácil aquisição, manuseio e produção e que estão disponíveis em boa parte dos museus), o minicurso visa ampliar o alcance da ação educativa e sua efetividade, estimulando a criação de programas educativos que aproveitem, também, os conhecimentos adquiridos pela equipe educativa como um todo, fortalecendo suas ações na medida em que são exercitadas de forma interdisciplinar. Portanto, esta é uma proposta de aprofundamento das função do mediador na medida em que ela se torna pessoa participante dos processos educativos de que se utiliza diariamente para trabalhar com os visitantes. Por fim, objetiva proporcionar uma experiência que possa ser melhorada e multiplicada enquanto discussão e em sua prática, não só pelos seus participantes mas também para a ministrante do minicurso.

JUSTIFICATIVA
A educação é um dos pilares da existência do museu, desde seus primórdios. Desde o final do século XIX, experiências e aprimoramentos tem sido feitos no sentido de ampliar a propagação do conhecimento. Chegamos ao século XXI com mais investimentos da esfera pública e privada no sentido de fortalecer os museus como espaços de formação social e há inclusive um desejo em quebrar (às vezes, literalmente) os muros que separam o museu da sociedade como um todo e abri-lo para o diálogo e para a educação democrática. Tanto que em museus do Brasil e do mundo tem sido mais e mais estimulada e valorizada a criação e aprofundamento das ações educativas. São mais constantes os exemplos de profissionais voltados especificamente para a área, mais pesquisas são apresentadas, são realizados seminários e congressos para tratar de seus assuntos mais específicos. A preocupação com a melhor forma de haver diálogo entre exposição e público influencia na curadoria, na expografia e no grau de interatividade do visitante com o que é exposto.
Esse esforço não é em vão: a finalidade de intensificar a formação de público é um desejo de cativá-lo e estimulá-lo a estar no museu. Compreender o museu como um espaço para o conhecimento e dedicado a ele, mas voltado para a comunidade em que está presente é a meta atual, seja esta comunidade a fisicamente próxima ou virtualmente aproximada (via sites, blogs, redes sociais e outros meios). O museu precisa existir no (e para o) presente.
Para que o desejo de abertura e de uma melhor educação em museus se concretize, é necessário começar o diálogo pelas equipes educativas. Inserir todos os membros da ação educativa na construção de suas atividades e desenvolvimento de materiais é o primeiro passo nesse sentido, principalmente por possibilitar à equipe percepções e formas diferentes de trabalhar as questões exploradas dentro de uma exposição. É nisso que o minicurso pretende focar suas atenções, mas de maneira dinâmica e adaptável aos diversos perfis de museus.
Uma boa equipe educativa é capaz de pesquisar, discutir, propor, planejar, executar e avaliar toda a sua atividade educativa e material didático. Ao focar seus objetivos nesses pontos, este minicurso pretende demonstrar a importância de cada membro da equipe educativa no bom andamento de seus projetos. Mais do que um estágio ou bolsa de pesquisa, o momento da educação em museus é um momento de diálogo com o outro, que deve começar dentro da instituição e se ampliar para o público, de forma a inseri-lo verdadeiramente no ambiente do museu.
Por fim, o minicurso propõe um debate sobre produção de materiais educativos e de que formas a equipe educativa pode se apropriar dos meios virtuais e da estrutura da qual participa para elaborá-los.
METODOLOGIA
Assim como na educação em museus, este minicurso tem como metodologia o diálogo. No primeiro momento, partindo do pressuposto de que os participantes adquiriram algum grau de intimidade com museus e suas diferentes formas de relação com o público, discutiremos os métodos vistos em diferentes museus, tanto os visitados pelos participantes quanto os alguns que serão citados a partir de pequena apresentação em powerpoint. Nesse momento, a proposta é dissecar a ação educativa, desde sua base (a relação intersubjetiva objeto-educador-visitante), aos materiais desenvolvidos para o atendimento ao público (cartilhas impressas, acessibilidade, atividades lúdicas e práticas, publicações virtuais, visitação virtual etc.). Os participantes receberão textos para aprofundar o que foi discutido.
No segundo momento, definidos alguns tipos de ação educativa, o grupo realizará atividades práticas de produção de materiais educativos. Aqui serão levados em conta elementos como estrutura do museu, material disponível, temática da exposição, meios digitais utilizados e membros da equipe. Esse exercício é o ponto alto do minicurso, o momento em que os participantes serão incentivados a utilizar seus conhecimentos de forma universal, agregando a contribuição de cada membro das equipes na elaboração de seus materiais.
Por fim, o terceiro momento é para apresentar o resultado das atividades e compartilhar impressões do seus processos de realização. As equipes poderão discutir suas escolhas de ação educativa e avaliar, do ponto de vista de quem visita o museu, a validade das atividades propostas. Também é desejo da palestrante avaliar a validade do minicurso para os participantes, de forma a melhorar a atividade proposta e coletar as impressões de quem participou.
Este minicurso tem duração de 6h/aula, que podem ser divididas em 3 dias de 2h. O ideal é que a turma seja composta por pessoas de diversas áreas que estejam participando do IV ENEMU. Limite de vagas: 20 pessoas.

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