domingo, 8 de maio de 2011

Jean Baptista Confirma Presença no IV ENEMU

Jean Baptista 

Jean Baptista é Doutor em história pela PUCRS (2007) e professor adjunto I das disciplinas de Hitória Indígena e Patrimônio Imaterial do curso de história na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde também é membro do Comitê para Ações Afirmativas Etnia e Gênero. Integrou o projeto de requalificação do Museu das Missões (IBRAM), instituição a qual atende por meio de consultorias, pesquisas, cursos e colaborações no que se refere ao reconhecimento do patrimônio indígena. Presta à rede pública de ensino o curso itinerante de capacitação em História Indígena e Afro-Brasileira em sala de aula. Coordena o programa Comunidades FURG (COMUF), onde, junto a universitários e comunidades, produz pesquisas históricas, documentação para regulamentação fundiária, defesa dos direitos culturais, geração de políticas de salvaguarda e outras modalidades de extensão entre indígenas, quilombolas, ilhéus e produtores rurais.

Publicações:
 
BAPTISTA, Jean. O Temporal. São Miguel: Museu das Missões/IBRAM, 2010. (Dossiê Missões, v. I)
BAPTISTA, Jean. O Eterno. São Miguel: Museu das Missões/IBRAM, 2010. (Dossiê Missões, v. II)
BAPTISTA, Jean. As ruínas. São Miguel: Museu das Missões/IBRAM, 2010. (Dossiê Missões, v. III)
BAPTISTA, Jean . Epidemias nas Missões Jesuíticas. História Viva-Ano VI/ n. 67, São Paulo, 2009.
BAPTISTA, Jean . Oficinas e Imagens Sacras: a produção da imaginária como meio de defesa e difusão de códigos missionais (Missões indígenas-jesuíticas. Século XVII-XVIII. Paraguai). In: Anais do XXV Simpósio Nacional de História: história e ética, 2009.
BAPTISTA, Jean . Os Marangatu e as divindades missionais: um problema de classificação do acervo do Museu das Missões. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 40, 2
008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário